Como importar seus feeds do Google Reader para o Feedly

Estamos vivendo tempos de mudanças. Por aqui, muita coisa acontecendo, o que me afastou por um período das artes e do blog. Mudanças à nossa volta, mudança no país e também na internet.

Vamos fazer uma breve linha do tempo:

13/03/2013 - Google anuncia que o Google Reader será descontinuado em julho de 2013. A decisão faz parte de um pacote de decisões chamado fall spring-clean (ou limpeza de primavera como ficou conhecido  por aqui) em que muitos produtos foram descontinuados. O argumento dado foi o de simplificar a vida dos usuários e permitir que os recursos (analistas) pudessem focar no desenvolvimento de novos produtos, acompanhando o mercado e as novas tecnologias. Desde então foi divulgada a possibilidade de fazer um backup de seus dados através do Google Takeout.

01/07/2013 - Último dia de vida do Google Reader.

Olha o drama:


02/07/2013 - O dia amanheceu cinzento para quem, como eu, tinha o hábito de acompanhar seus blogs favoritos através do Google Reader. Já  era passada a hora de procurar uma alternativa.

15/07/2013- Todos os dados do Google Reader serão apagados sem possibilidade de recuperação.

Pois bem. Eu fiz, por mais de uma vez, o backup de meus dados através do Google Takeout porém não havia escolhido outro leitor de feeds até o derradeiro fim do Google Reader. Tsc tsc tsc. Puxão de orelha pra mim. Eu escolhi experimentar o Feedly como substituto do Google Reader e, no dia 2/7 fiz o download do programa no celular e fiz login com minha conta do Google mas cadê meus blogs?? Como o Google Reader não estava mais acessível, o Feedly não conseguia buscar seus dados, obviamente, porém eu só fui pensar nisso tarde demais. Pesquisei e vi que nenhum reader dispunha, até o momento, de opção de importar os dados do backup feito através do Google Takeout. Dancei de verde e amarelo, pensei.

E ainda tive a coragem de reclamar:


Depois de deixar pra última hora e reclamar, era chegada a hora de praticar outra máxima dos brasileiros: não desistir! Continuei pesquisando e, no dia 03/07/2013, o Feedly anunciou a criação da opção de importação dos feeds do Google Reader contidos no backup feito no Google Takeout \o/

Se você era usuário(a) do Google Reader, não migrou para outro leitor e tem zelo pelos seus dados, corre porque o tempo está se esgotando. Depois do dia 15/07 pode chorar, reclamar a vontade, que nada nem ninguém trará seus dados de volta.

Vamos ver como se faz?

Como importar seus feeds do Google Reader para o Feedly

1 - Faça um backup de seus dados no Google Reader.
  • Acesse o Google Takeout. Se não estiver logado, faça login com sua conta do Google Reader.
  • Clique em Create Arquive:

  • Uma nova janela aparecerá, mostrando a evolução do processo de criação do arquivo:
  • Quando o processo estiver concluído, clique em Download para baixar o arquivo:


2 - Descompacte o arquivo do Google Takeout
  • Em sua pasta de download, procure pelo arquivo baixado do Google Takeout. Seu nome é composto por seu e-mail da conta do Google + takeout.zip. Exemplo:  atelierlukaluluka@gmail.com-takeout.zip
  • Descompacte o arquivo zipado e procure pelo arquivo subscriptions.xml. É nele que estão suas  inscrições de feeds do Google Reader.

3 - Importe os dados no Feedly
  • Acesse o Feedly e clique em Login. O login será feito com sua conta do Google. Isso mesmo, sua conta do Google. Uma janela se abrirá. Se você não estiver logado, faça o login com seu e-mail e senha do Google e então aparecerá a janela abaixo. Clique em Aceitar:


  • Agora mova o cursor até o canto esquerdo da janela, e um menu aparecerá.


  • Clique em Import OPML:

  • Lembra-se do arquivo subscriptions.xml que você descompactou no passo 2? Clique em Selecionar arquivo... e procure pelo arquivo citado, selecione-o e então clique em Import: 

  • Respire fundo, tenha fé e vá beber um copo de água porque o processo demora um minutinho. Terminado, seus feeds estarão todos lá, inclusive separados por pastas, caso você as tenha criado. 
  • Agora é só se familiarizar com o novo leitor. Fiz todo este processo no pc mas já baixei o Feedly para Android no celular e a interface é bem amigável e bonita.

Espero que este tutorial possa ajudar a quem tenha enfrentado alguma dificuldade de migração. Tentei fazê-lo em linguagem clara e simples para atingir um público maior.


Abraços e que a alegria esteja com todos vocês.


P.s. Bom estar de volta =) Lu, que agora é Luh, escreveu vários posts em minha ausência, mostrando alguns do trabalhos dela. Obrigada Luh ♥ por manter o blog caminhando.

2 comentários:

  1. AFF!! Postagem pra lá de necessária!! Me salvou, deu tudo certo e foi até rápido.

    meu coração partiu quando nessa semana foi acessar meu Reader e ele havia me deixado :(

    Brigadão!! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que deu tudo certo, Tatiane! Ficamos felizes por tê-la ajudado.

      Abraços.

      Excluir

Então, o que você achou?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...