As muitas utilidades do velcro adesivo

O velcro adesivo é um grande aliado na organização e na decoração.

No último final de semana, estava com meu filho organizando seu quarto, agora que faltam poucos dias para a volta às aulas: separando materiais do ano passado, brinquedos e livros para doação, limpando e colocando as coisas no seus lugares. Que grande mudança de ares isso faz!

Durante essa organização e, antes, quando iniciamos a decoração do quarto dele, fizemos por várias vezes uso de velcro adesivo, também conhecido como fecho de contato. Na verdade, "velcro" é uma figura de linguagem chamada metonímia, assim como band-aid e cotonete. Ou seja, usa-se o nome da marca para se referir ao produto.

Outra curiosidade é com relação ao nome das duas superfícies do velcro. O lado macio é chamado lado fêmea, o lado áspero, macho. A regra é colocar o lado fêmea do velcro na superfície com a qual você terá mais contato para evitar pequenos arranhões que podem ocorrer com o lado macho do velcro.



1) Fixar peças de quebra-cabeças  de madeira

Meu filho tem um quebra-cabeça de madeira que herdou da irmã. O problema eram as peças que viviam sendo perdidas entre as brincadeiras e mudanças. Quando consegui juntar todas, guardei para colocá-lo como decoração no novo quarto do Lucas. Para que ele pudesse ser exposto e continuasse a ser interativo, fixei cada uma das peças com pedacinhos de velcro adesivo.


O lado fêmea do velcro foi colocado nas peças do quebra-cabeça.



2) Fixar controles remotos em superfícies verticais

Esta é bem manjada. Onde deixar os controles remotos da TV, TV a cabo, aparelho de som, etc sem que eles ocupem espaço nem se percam? Encontre uma superfície discreta como a lateral da mesa de centro, da mesa de cabeceira ou mesmo do estrado da cama.



Fixamos os controles no cantinho da cabeceira da cama. O lado fêmea fica no controle e, dependendo do formato do controle você deve colocar pedaços diferentes de velcro: controles com fundo arredondados pedem pedaços de velcro finos e mais compridos enquanto controles com fundo reto ficam bem fixados com quadrados de velcro.


3) Fixar objetos decorativos leves na parede

Antes de qualquer coisa,é essencial lembrar que somente devem ser fixados nas paredes objetos leves, inquebráveis e que não apresentem riscos de segurança caso venham a se soltar.


Nós fixamos esta espada Minecraft que é toda feita em EVA. A princípio coloquei o velcro em dois pontos mas, como não foi suficiente, reforcei com mais dois pedaços de velcro.

Pensei nas possibilidades. Pequenos quadros, telas 10x15 por exemplo, que já fixamos com fita dupla face (chega de pregos!!), fixadas com velcro adesivo. Assim você pode alternar a posição dos quadros quando quiser. A imaginação é o limite.

4) Fechar caixas

Lucas adora Lego e gosta de guardar as peças em suas caixas originais, para não misturar. As caixas maiores são de papelão grosso e não tem a aba de encaixe. Para que elas fiquem fechadas, usei dois pedacinhos de velcro em sua aba.



oOo

Encontrei o velcro adesivo na Leroy Merlin. Não me lembro ao certo o valor, mas foi cerca de R$12,00 o metro. E 1 metro dá pra fazer muuuita coisa!


Espero que tenham gostado das dicas. Se você tiver outro uso para o velcro adesivo, me conta?



Que a alegria esteja com todos vocês.



2 comentários:

  1. Oi San! Nossa que bacana, não sabia que existia velcro na versão adesivo, amei saber, valeu!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, San!
    Um ótimo post! Cheguei a comprar uma vez para usar em algo, mas acabou não tendo necessidade. Só que adorei as suas dicas com ele, principalmente em quartos infantis - rapidinho tudo organizado e em seu lugar, parabéns!

    Quer dizer que é fãzona de tartaruga? Pois... aquela foi resgatada num córrego que passa nos terrenos da Caverna Real. Antes era um lindo rio, uma nascente, mas a modernidade o estragou. E a coitadinha deve ter vindo através de lagos de outras chácaras. Depois descobri que muitas já se perderam assim através do lago do vizinho. Quando chove elas devem ser levadas. Graças a Deus, pudemos dar uma nova vida àquela e agora ela mora na casa da mãe porque o Enzo, meu peludão não a deixava em paz no dia que foi resgatada. Então achei que a coitadinha merecia um local em paz rsrs. A minha irmã gosta muito e cuida dela agora.

    Quanto aos participantes do Projeto, é no dia. Como várias pessoas participam, conforme vc visitar quem está participando, edita seu post e coloca o link pro blog que está participando - é uma maneira de interagir.
    Qquer coisa, grita.

    Abração esmagador e ótimo dia.

    ResponderExcluir

Então, o que você achou?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...