Reutilizando um caixote de feira

"Nossa, Sandra,que ideia inovadora e criativa!"

Sei que a ideia é bem manjada e que não tem nada de novo nem original nela mas é o primeiro caixote de feira que reciclo, desejei por tanto tempo ter um e finalmente consegui unir objeto, vontade e necessidade. Além disso, gosto muito de trabalhar com madeira.


Aqui em casa reaproveitamos muitas embalagens como de azeitona, palmito, geléia, etc. Não tem nada de glamouroso nelas: elas são lavadas, os rótulos são retirados e uso, a maioria, para congelar molho de tomate caseiro, que faço duas a três vezes ao mês. Eu precisava de um local apropriado para guardar os potinhos e o caixote veio a calhar.

Vou explicando o passo-a-passo na legenda das fotos:

A fauna local ficou curiosíssima com o caixote que trouxe da feira domingo passado.

Lixei o caixote com lixa para madeira 80 e depois 120 para tirar o excesso de imperfeições e fiapos.

Tirei o pó com um pano e pintei com tinta latex branca, para selar os poros da madeira. Após secar, lixei de novo com lixa 80 e depois 220.

É muito importante usar proteção no momento de lixar a madeira. Nunca tive problema de alergia com tintas nem MDF mas lixar o caixote me rendeu uma irritação incrível nos olhos. Esta foto é do momento que que fui lixar a peça após ter sido pintada com tinta latex.

Misturei tinta acrílica branca e aqua e apliquei na peça com uma trincha de espuma

Enquanto esperava a tinta secar, busquei e imprimi rótulos antigos de frutas para aplicar na peça. No Google ou Pinterest, digite "printable label vintage". Se você for como eu, vai querer rotular a casa inteira.

Após cortar os rótulos com régua e estilete, selei-os com goma laca, na frente e no verso. Apliquei na peça usando cola branca diluída em água.

O acabamento de toda a peça foi feito usando cera em pasta incolor.

Rótulo mais largo no comprimento da caixa

Rótulo menor na largura da caixa


Potinhos acomodados no tão desejado caixote, que ficou lindo ao invés de ir para o lixo.

A peça à esquerda, na foto acima, é um porta bolos pintado com a técnica de pátina mexicana que foi uma delicia de fazer. Assunto para o próximo post, ok?

oOo

Espero que tenham gostado, deixem aqui seu comentário e compartilhem o post.

Obrigada e que a alegria esteja com todos vocês.

San

2 comentários:

  1. Oi San, ficou uma fofurice, tão útil!! Adorei os bichos, sempre curiosos rsrs
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo o seu trabalho! Tenho aqui uns caixotes, mas não estou gostando da ideia de lixá-los! Acho que é um trabalho muito ingrato! Vamos ver se me animo!! Bjs

    ResponderExcluir

Então, o que você achou?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...