Tutorial: Pratos Decorados com Tecido

Na semana retrasada eu tirei uma folga do trabalho e aproveitei para passar parte da manhã num complexo de lojas de coisas de artesanato. Foi uma visita despretensiosa, só para ver coisas bonitas e comprar algumas coisinhas.

O passeio foi bem produtivo: comprei luzinhas, peças em MDF, gesso e este tecido maravilhoso:


Estava numa banca de tecidos para patchwork, achei tão colorido, tão lindo e, apesar de ser um pedaço tão pequeno, comprei, mesmo ainda sem saber o que fazer com ele.

Agora vamos voltar no tempo, cerca de 18 meses atrás. Íamos receber visitas para o jantar e não tínhamos um aparelho de jantar decente, tínhamos nos mudado fazia pouco tempo e os pratos, copos e xícaras eram daquele jeito: três de um jogo, dois de outro, mais um sobrevivente de outro. Fomos comprar pratos e eu vi na loja, pratos de sobremesa de vidro transparente e me lembrei de uma ideia que vi no livro Happy Handmade Home e comprei quatro pratinhos para trabalhar num momento de inspiração.



O livro traz várias sugestões para decorar um pequeno prato porta bijoux: pintura, tecido e a combinação dos dois, além de preenchê-lo com glitter (este no canto inferior esquerdo, adorei a ideia!!).

Quando comprei o tecido ainda não sabia o que fazer com ele. Naquele dia eu estava muito inspirada e fiz uma façanha: comprei peças e terminei no mesmo dia!! Esse trabalho eu mostro em outro post.

Voltando ao tecido, eu percebi que tinha encontrado o par perfeito para aqueles pratinhos de vidro esquecidos num cantinho do atelier.

Imaginei-os numa parede ao lado da mesa de jantar e já tive também inspiração para a parede perpendicular a ela.

Pratinhos terminados, vamos ao tutorial, que mostra também como fazer o gancho para pendurá-los na parede.


Pratos decorados com tecido

Materiais:
- Prato de vidro transparente
- Tecido de algodão
- Pincéis
- Cola branca
- Termolina leitosa

Para começar, lave e enxugue bem os pratos e passe álcool líquido para tirar qualquer vestígio de gordura e limpe com um pano macio, que não solte fios.

Estenda o tecido e, com o prato, defina onde ele será centralizado. Corte o tecido, deixando uma margem de cerca de 1 cm ao redor:


Dissolva a cola branca em água, na proporção de 2:1.

Antes de aplicar a cola, coloque o prato sobre um copo ou caneca, para que o prato não grude na mesa. Com o pincel, aplique a cola generosamente no verso do prato:


Imediadamente coloque o tecido, com delicadeza e cuidado, esticando-o e passando uma sacola plástica amassada para alisar bem e retirar bolhas de ar.

Feito isso, deixe secando bem. Como o clima aqui etá úmido, deixei de um dia para o outro:


Cola seca, já dá pra ter uma ideia de como seu prato vai ficar lindo:


Hora de retirar as rebarbas de tecido. Para isso, use uma lixa grossa:



Vamos primeiro lixar suavemente, apenas para fazer uma espécie de vinco no tecido e marcar onde será lixado em toda a peça. Nesse momento, o tecido fica assim:


Agora sim, podemos lixar pra valer. Sempre de dentro pra fora, passe gentilmente a lixa, cerca de quatro vezes, até que a rebarba tenha se soltado completamente:


Antes de passar para o próximo passo, certifique-se de que não haja pequenas partes sem cola. Se houver, é o momento de consertar: com um pincel macio, aplique cola diluída em água nos vãos falhos e pressione bem com as mãos até a cola aderir.



Gancho para pendurar o prato na parede


Este prato tem função decorativa. Caso você queira usá-lo para colocar objetos como bijoux ou chaves, basta fazer o acabamento com termolina leitosa e pronto.

Se quiser pendurá-lo na parede, como eu, é preciso criar uma estrutura para isso.

Existe um objeto chamado "suporte aranha para pratos" que você compra pronto mas nós somos crafters então gostamos de fazer nosso próprio suporte, não é mesmo?

Lembrei desse post da Vera Moraes, onde ela mostra como fixar pratos usando fita gomada e barbante. Pesquisando, encontrei outras alternativas: ganchinho de quadro colado com cola universal e suporte feito com arame.

Eu não tinha arame em casa e li que a cola universal, com o tempo, vai se soltando. Como meu prato era maior que os da Vera (aparentemente ela usou uma coleção de pires) e também tem o peso extra do tecido+cola+termolina, me inspirei na ideia dela e criei meu suporte, mais reforçado e usando o que eu tinha em casa:

Materiais:
- Fita gomada
- Lacre de lata de refrigerante ou cerveja
- Lacre de pão de forma
- Retalho de tecido igual ao tecido que forrou o prato.


Dobre o lacre de pão de forma ao meio e encaixe-ou no lacre de refrigerante:


Posicione os lacres no verso do prato, se atendando à posição do prato que você quer que fique para cima e coloque cola branca (sem diluir).


Fixe o lacre com pedaços de fita gomada. A fita gomada é a utilizada em vidraçarias para lacrar o verso de quadros e espelhos. Ela é muito resistente e de fácil uso: coloque um pires com água,  passe o lado gomado da fita na água e aplique a fita. É como colar selos.


Espere a fita secar e vamos esconder esta feiura porque acabamento é importante. Corte um retângulo de tecido, de forma que cubra a fita gomada e na altura que cubra também o lacre. Dobre o tecido ao meio e faça um pequeno corte com a tesoura, de forma que o lacre se encaixe no corte:


Com um pincel, aplique cola branca (sem diluir), encaixe o tecido e alise-o. Deixe secar muito bem.


Aplique termolina leitosa em todo o verso do prato, para impermeabilizar a peça.


Pronto, pratos lindos para decorar suas paredes ou presentear pessoas queridas.



É tão fácil que dá vontade de fazer com todo tecido lindo que a gente encontra por aí e pendurar pela casa toda!

Ah! Para colocar os pratos, vou usar o bom e velho preguinho.
Ah! 2 - Minha cunhada e xará me deu uma dica muito bacana para fixar latas nas paredes. Em breve aqui no blog.


Um comentário:

  1. O tecido é muito lindo e deu uma cara totalmente nova aos pratos transparentes,
    Adorei!
    E obrigada por compartilhar o PAP :D
    bjs

    ResponderExcluir

Então, o que você achou?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...