Pular para o conteúdo principal

Primeiro dia de natal: comece a fazer seu calendário

Você conhece o calendário do advento? Não? Então vá até o Google Imagens, digite "advent calendar" (ou clique aqui) e delicie-se com os belíssimos e criativos trabalhos. Fiz o meu primeiro calendário há 3 anos atrás, quando esperava a chegada do Lucas. Numa estrutura de papelão que formava um triângulo e permitia que esta ficasse em pé, fiz uma pintura básica do fundo e da árvore, usando como molde, tampinhas de garrafa pet, pintei e enumerei as tampinhas e arrumei um esquema com fita dupla face em casa tampinha. Também pintei uma caixinha de papelão com uma plaqueta de "25 dias de Natal" e, a medida em que iam se passando os dias, íamos acrescentando as tampinhas até culminhar com a estrela da árvore no dia 25. Infelizmente não tenho fotos (hoje sempre me pergunto porque eu não tirei foto de uma determinada arte que fiz).

Este calendário durou dois anos. No ano passado, utilizei o interior de duas caixas térmicas de pizza, laminadas e cortei triângulos isósceles, escrevi os 25 números em quadradinhos de papel verdes e vermelhos, colei os números nos triângulos e também uma alça feita com fitinha de presente, e usamos como enfeites de árvore. Você pode usar também, ao invés da caixa de pizza, caixas de leite ou qualquer embalagem Tetra Pak que vai ter o mesmo efeito.

Neste ano, quero fazer algo diferente. A idéia é fazermos enfeites numerados para a árvore. Vamos começar com origami?? Coisas simples e com um diferencial: nós vamos usar papéis de presente ou páginas de revistas. Ou ainda, você pode utilizar retalhos de papel branco e pintá-los com giz de cera, mas com o giz na horizontal. O efeito é bem bonito.

Você vai precisar de um quadrado de 8x8 cm. Este tamanho pode variar, de acordo com o tamanho de sua árvore. Escolhi esta medida por que acho que fica vistoso porém delicado, para que o novo enfeite não fique brigando com os demais.

Hoje, dia 1, vamos fazer um coração.

A fim de dar os devidos créditos, quero já contar que foi a Aline do Aline Origamis quem me inspirou nesta fase origami :) Estou, humildemente, participando do Origamigo promovido por ela, e logo teremos novidades pois o envio dos presentes foi dia 30 de novembro.

Também não quero reinventar a roda portanto coloco aqui o link com o passo a passo para fazer o coração.

Mãos à obra??

O próximo passo é fazer os números. Fica a seu gosto. Cortar quadradinhos de papel, usar etiquetas, escrever à mão ou imprimir. Como sugestão, você pode imprimir os números abaixo, que obtive aqui.
Cole o número no origami e, para incrementar, vamos colar o origami num pedaço de papelão, acho que valoriza o  trabalho. Eu usei uma caixa de filtro de café e cortei retângulos de 7 x 3,5cm. Cole no verso uma alça de fita de presente, barbante, ou uma tira de tecido para pendurar na árvore. A ideia é usar a criatividade e utilizar o que tiver em casa.

Olha o nosso primeiro dia aí:

Você pode se adiantar e já deixar recortados os números e as molduras. Se for usar materiais diferentes para as alças, melhor deixar para colocá-las quando tiver terminado o trabalho do dia, assim você coordena as cores.

Amanhã, vamos fazer um sino, prepare seus retalhos.

Gostou da idéia? Fez na sua casa? Manda a foto pra mim, eu vou adorar divulgar o seu trabalho aqui no blog.

Boa noite e que a alegria esteja com todos vocês.

Comentários

  1. Muita calma nessa hora... Rsrsr

    Vamos por partes! Vou ler o post novamente e depois vou visitar os links!

    Sexta-feira!... Sabe como é, néh?!Tô devagar... Quase parando... Hahah

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga! Voltei e reli...Entrei nos links e captei vossa mensagem...Rsrsr

    Vou pensar como será o meu calendário e venho te contar, tá?

    Amei a idéia e os links...Obrigada por compartilhar!

    A receita do caldo de legumes eu vou fazer um post e te aviso... Rsrsr

    Um ótimo domingo pra ti!!

    Bjs

    Paulinha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixa um comentário! Adoro quando vocês interagem com o blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Como descolar espelho de embalagem de pó compacto

Post rapidinho para compartilhar uma coisa que queria saber faz tempo e que aprendi agora.

O que você faz quando seu pó compacto acaba? Joga a embalagem fora?
Eu jogo a parte de baixo mas a tampa com o espelho eu guardo porque dá pra fazer tanta coisa legal com espelhos. O problema é que eu não sabia como descolar o espelho da tampa de plástico.

Iogurtes Infinitos, quase dois meses depois

Faz 53 dias que iniciei a saga dos iogurtes infinitos. Como eu imaginava que aconteceria, chegou um ponto em que ficou insustentável cultivar 11 tipos de iogurtes diferentes, fazer a troca todos os dias, cuidar dos copos e talheres usados e ainda, consumir todos eles... ufa!

Mas não pensem vocês que eu desistiuyj7. Separei dois deles para cultivo, greek e colágeno, que são os mais suaves, e congelei os demais, em saquinhos de sorvete.

Recentemente uma leitora do Luka Luluka no Instagram me perguntou sobre o viili, então eu descongelei este também e estou usando os três. Em comparação ao greek e ao colágelo, o viili é mais azedinho. Eu gostei. E a consistência dele é linda, bem cremosa.

Enquanto cultivava os 11 iogurtes, com a correria do dia a dia, eu não estava conseguindo observar a diferença entre eles e a característica de cada um. Com o uso de dois ou três iogurtes, produzindo cerca de 50 a 100 ml de iogurte ao dia de cada um, fica mais sustentável o cultivo e a observação.

Quand…

Espalhe amor em seu blog!

O Luka Luluka foi criado há 4 anos e alguns meses atrás, fruto de minha vontade de me expressar e de compartilhar meus trabalhos e ideias. O desejo de torná-lo real vinha de muito antes mas foi a mudança de cidade - longe da família e dos amigos - que provocou reflexões e também ações, e permitiu a criação deste blog - e projeto - que eu tanto amo.

Esta postagem participa da blogagem coletiva proposta pela Elaine Gaspareto em parceria com a Divitae e a ideia é fazer um post mostrando como você espalha amor por aí: pode ser alguma coisa que você faça, uma história, o formato é livre, só tem que ser feito com muito amor.


Quando eu crio alguma coisa, só o faço porque sinto amor. Porque desejo de verdade. Tenho este preceito. Só faço quando posso, quando quero e realmente desejo. Porque linha industrial não combina com arte.

Quando reutilizo algum material que iria para o lixo, o faço porque sinto amor por nossa mãe Terra.



Recentemente virei ciclista. Não estilo corredora radical, mais pr…