Pular para o conteúdo principal

Pesquisa: o que fazer com material escolar de anos anteriores?


Queridos, gostaria de contar com a ajuda de vocês com esta enquete:

O que fazer com o material escolar dos anos anteriores?

Muitos de vocês tem filhos, outros estão em idade escolar então acho que todos podem participar. Esta pesquisa pode ajudar pessoas que, como eu, tem pilhas de materiais de anos anteriores em casa.

Materiais como canetas, canetinhas e giz de cera nós fazemos assim: quando compramos um novo, fazemos uma checagem nos anteriores. Estragado: jogar fora, repetido ou o que não se quer mais: doar, demais: para uso em casa.
Os desenhos você pode guardar em pastas ou digitalizar para ocupar zero espaço.

Agora o drama são os cadernos, apostilas e livros.

Dizer que as crianças podem usar como material de consulta, acho pouco provável. A menos que seja algo muito pessoal, todas as dúvidas escolares podem ser facilmente solucionadas pela internet (ah vá!)

Alguns livros e apostilas podem ser usados para recortes mas tudo?

Então o que fazer com os cadernos, livros e apostilas?

                         Jogar fora?

                                                         Guardar tudo???


Comentários

  1. Olá Sandra, em casa, esgotadas as possibilidades de aproveitamento o caminho é a "Reciclagem"! De 15 em 15 dias deixo nos postos de recolhgimento do Pão de Açúcar. Dá um pouquinho de trabalho, mas o planetinha agradece!

    Abraço,

    Valquíria theodoro (Brasília Divertida)

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra, aqui em casa faço doação do material escolar para a moça que trabalha aqui no caso dos lápis, canetinhas etc.
    Já os livros, no meu caso apostilas, o meu filho está neste exato momento arrumado o materail do colegial que ele juntou e vai vender para a reciclagem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. oi sandra-
    boa ideia esta-
    os livros sempre são doados , e os cadernos tiramos as folhas escritas , guardo para fazer papel machê, papietagem.... e as folhas em branco vamos guardando para rascunhos ou se forem muitas folhas - a capa vai ser customizada e será usada novamente no ano letivo-
    bj
    lu

    ResponderExcluir
  4. Adorei suas dicas!!
    Eu faço doação com o que não usamos mais...os livros para escolas geralmente públicas e cadernos se não forem usados mais uma vez, deixo como rascunho para minha filha estudar, as vezes desmonto e monto um só caderno, depende...este ano por causa da mudança vou dar um monte de coisas. Guardo os desenhos em pastas, como você sugeriu, mas os primeiros cadernos não dou, nem me desfaço, vou mandar encapar e fazer-los em volumes, é uma recordação da vida escolar dela.
    Agora apostlas, folhas e etc, é melhor dar para reciclagem.Tem muita gente vivendo e dependendo disso, não é?assim a gente acaba ajudando alguém!

    Um beijão
    Mª Rita(Janelas e Caminhos)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixa um comentário! Adoro quando vocês interagem com o blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Como descolar espelho de embalagem de pó compacto

Post rapidinho para compartilhar uma coisa que queria saber faz tempo e que aprendi agora.

O que você faz quando seu pó compacto acaba? Joga a embalagem fora?
Eu jogo a parte de baixo mas a tampa com o espelho eu guardo porque dá pra fazer tanta coisa legal com espelhos. O problema é que eu não sabia como descolar o espelho da tampa de plástico.

Iogurtes Infinitos, quase dois meses depois

Faz 53 dias que iniciei a saga dos iogurtes infinitos. Como eu imaginava que aconteceria, chegou um ponto em que ficou insustentável cultivar 11 tipos de iogurtes diferentes, fazer a troca todos os dias, cuidar dos copos e talheres usados e ainda, consumir todos eles... ufa!

Mas não pensem vocês que eu desistiuyj7. Separei dois deles para cultivo, greek e colágeno, que são os mais suaves, e congelei os demais, em saquinhos de sorvete.

Recentemente uma leitora do Luka Luluka no Instagram me perguntou sobre o viili, então eu descongelei este também e estou usando os três. Em comparação ao greek e ao colágelo, o viili é mais azedinho. Eu gostei. E a consistência dele é linda, bem cremosa.

Enquanto cultivava os 11 iogurtes, com a correria do dia a dia, eu não estava conseguindo observar a diferença entre eles e a característica de cada um. Com o uso de dois ou três iogurtes, produzindo cerca de 50 a 100 ml de iogurte ao dia de cada um, fica mais sustentável o cultivo e a observação.

Quand…

Espalhe amor em seu blog!

O Luka Luluka foi criado há 4 anos e alguns meses atrás, fruto de minha vontade de me expressar e de compartilhar meus trabalhos e ideias. O desejo de torná-lo real vinha de muito antes mas foi a mudança de cidade - longe da família e dos amigos - que provocou reflexões e também ações, e permitiu a criação deste blog - e projeto - que eu tanto amo.

Esta postagem participa da blogagem coletiva proposta pela Elaine Gaspareto em parceria com a Divitae e a ideia é fazer um post mostrando como você espalha amor por aí: pode ser alguma coisa que você faça, uma história, o formato é livre, só tem que ser feito com muito amor.


Quando eu crio alguma coisa, só o faço porque sinto amor. Porque desejo de verdade. Tenho este preceito. Só faço quando posso, quando quero e realmente desejo. Porque linha industrial não combina com arte.

Quando reutilizo algum material que iria para o lixo, o faço porque sinto amor por nossa mãe Terra.



Recentemente virei ciclista. Não estilo corredora radical, mais pr…