Pular para o conteúdo principal

Home office organizado e com estilo: Organizador de papéis com pátina vermelha (com tutorial)

Transformei este organizador antiguinho em uma peça de destaque na minha escrivaninha.
O uso continuou o mesmo: colocar papéis "em trânsito" mas o visual... objeto personalizado é outra história.

Material necessário

- organizador de madeira
- lixa para madeira
- base para artesanato
- tinta pva ou acrílica
- giz de cera
- verniz fosco
- primer
- goma laca
- purpurina
- papel de presente, camurça ou outro, para forrar as bandejas

Modo de fazer

- Retirar os parafusos e desmontar a peça.


- Lixar toda a peça para tirar o acabamento anterior.


Neste trabalho, não vamos pintar o fundo das bandejas então todo o trabalho de pintura deve ser feito nas paredes externas e internas das bandejas somente.

- Passar uma demão de base para artesanato e esperar secar bem.


Agora vamos às tintas. Não tenho marcas nem nomes e códigos de tintas para passar. Gosto de trabalhar com feeling e com o material que tenho disponível. Neste trabalho, utilizei um vermelho vivo como base e acrescentei branco para fazer a primeira mistura.

A visão das cores de tinta se misturando pra mim é um momento mágico:


- Com um pincel, passe uma demão de tinta vermelha clara em toda peça, no sentido do comprimento, esticando bem as pinceladas. Deixe secar.


- Passe a lixa delicadamente sobre a pintura, de forma a causar desgaste em alguns pontos.


Como sou metida a artista, fiz alguns riscos em toda a peça com duas cores de giz de cera para dar um efeito diferente.


- Usando como base a mistura anterior de tinta, acrescente tinta preta para criar um vermelho bem escuro.



- Usando pouca tinta e um pincel de cerdas firmes (se você tiver aquele pincel velhinho, de cerdas gastas, melhor), dê pinceladas em toda a peça, esticando bem a tinta, de forma a formar veios de tinta na peça.


- Enquanto espera secar bem as bandejas, vamos melhorar o visual das guias laterais. Usando uma mini retífica, se você tiver, ou estilete e lixa (cuidado!), raspe a logomarca do fabricante.


- Limpe com um pano úmido e passe uma demão de primer.

- Depois de seco, misture goma laca com purpurina e aplica sobre as guias e deixe secar bem.

- Voltando às bandejas, novamente passe a lixa suavemente sobre as peças, retirando um pouco da tinta escura e fazendo aparecer também o giz de cera.

- Aplique uma demão de verniz fosco nas bandejas.

- Estando tudo seco, monte novamente o organizador.

- Corte papéis de presente, camurça ou o que você tiver disponível e forre o fundo das bandejas. Não se preocupe se não ficarem muito acentuados nem precisa colá-los na bandeja pois o peso dos papéis que serão colocados nas bandejas se encarreta de assentar o forro e, sem colá-lo, você pode substituí-lo facilmente quando estiverem desgastados ou quando você enjoar deles.


- Para finalizar, imprima e recorte etiquetas de sua preferência. Eu escolhi uma moldura vintage e escrevi a mão o conteúdo das bandejas:


Que tal?

Espero que te inspire a criar uma peça para organizar seus papéis e sua vida também.

♥♥♥

Que a alegria esteja com todos vocês.

Comentários

  1. Oi Sandra!

    Gostei muito do PAP, ficou legal!
    E a pintura deu outra cara no organizador.
    Obrigada por compartilhar.
    Beijos e um ótimo Natal pra você e sua família!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixa um comentário! Adoro quando vocês interagem com o blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Como descolar espelho de embalagem de pó compacto

Post rapidinho para compartilhar uma coisa que queria saber faz tempo e que aprendi agora.

O que você faz quando seu pó compacto acaba? Joga a embalagem fora?
Eu jogo a parte de baixo mas a tampa com o espelho eu guardo porque dá pra fazer tanta coisa legal com espelhos. O problema é que eu não sabia como descolar o espelho da tampa de plástico.

Iogurtes Infinitos, quase dois meses depois

Faz 53 dias que iniciei a saga dos iogurtes infinitos. Como eu imaginava que aconteceria, chegou um ponto em que ficou insustentável cultivar 11 tipos de iogurtes diferentes, fazer a troca todos os dias, cuidar dos copos e talheres usados e ainda, consumir todos eles... ufa!

Mas não pensem vocês que eu desistiuyj7. Separei dois deles para cultivo, greek e colágeno, que são os mais suaves, e congelei os demais, em saquinhos de sorvete.

Recentemente uma leitora do Luka Luluka no Instagram me perguntou sobre o viili, então eu descongelei este também e estou usando os três. Em comparação ao greek e ao colágelo, o viili é mais azedinho. Eu gostei. E a consistência dele é linda, bem cremosa.

Enquanto cultivava os 11 iogurtes, com a correria do dia a dia, eu não estava conseguindo observar a diferença entre eles e a característica de cada um. Com o uso de dois ou três iogurtes, produzindo cerca de 50 a 100 ml de iogurte ao dia de cada um, fica mais sustentável o cultivo e a observação.

Quand…

Espalhe amor em seu blog!

O Luka Luluka foi criado há 4 anos e alguns meses atrás, fruto de minha vontade de me expressar e de compartilhar meus trabalhos e ideias. O desejo de torná-lo real vinha de muito antes mas foi a mudança de cidade - longe da família e dos amigos - que provocou reflexões e também ações, e permitiu a criação deste blog - e projeto - que eu tanto amo.

Esta postagem participa da blogagem coletiva proposta pela Elaine Gaspareto em parceria com a Divitae e a ideia é fazer um post mostrando como você espalha amor por aí: pode ser alguma coisa que você faça, uma história, o formato é livre, só tem que ser feito com muito amor.


Quando eu crio alguma coisa, só o faço porque sinto amor. Porque desejo de verdade. Tenho este preceito. Só faço quando posso, quando quero e realmente desejo. Porque linha industrial não combina com arte.

Quando reutilizo algum material que iria para o lixo, o faço porque sinto amor por nossa mãe Terra.



Recentemente virei ciclista. Não estilo corredora radical, mais pr…