Pular para o conteúdo principal

Bolo de Chocolate da Monika

Há muito tempo, coisa de uns dez anos atrás, uma amiga chegou no trabalho, vinda de outra cidade, com dois bolos de chocolate com cobertura, que ela mesma havia feito. Achei isso uma demonstração de carinho tão grande que eu nunca esqueci. Se, naquela época, eu tivesse meu pote de bençãos, certamente essa história seria colocada lá.

Além de todo o carinho, o bolo estava delicioso! Ela me deu a receita, muito fácil, escrita à mão e eu a colei no meu caderno de receitas vintage. Sim, meu caderno de receitas tem mais de vinte anos!

Vamos à receita?

Bolo de Chocolate da Monika


Bolo de Chocolate da Monika



Bata no liquidificador:
- 4 ovos;
- 3/4 de xícara de óleo (usei azeite);
- 1 xícara de água morna;
- 2 xícaras de açúcar (usei 1 e 1/2);
- 1 xícara de chocolate em pó
- 2 xícaras de farinha de trigo (use 1 e 1/2 de trigo e 1/2 de aveia)
- 1 colher de sopa de fermento químico.

Coloque a massa em forma untada e enfarinhada (usei chocolate em pó) e leve ao fogo preaquecido até que, esfiando um palitinho ou uma faca, esta saia limpa.

Enquanto o bolo assa, coloque numa panelinha ou canecão os ingredientes da cobertura:
- 1/2 xícara de Nescau;
- 1 xícara de açúcar;
- 3 colheres de sopa de leite;
- 3 colheres de sopa de manteiga.

Assim que retirar o bolo do forno, leve os ingredientes da cobertura ao fogo baixo, misturando sempre, Quando começar a ferver, deixe no fogo por mais 2 minutos. Deixe esfriar alguns minutos e despeje sobre o bolo.


Fica muito bom!!

Vamos fazer para o lanche da tarde ou para o café da manhã?

Bolo saindo do forno...

Pronto para receber a cobertura

Este bolo da foto eu fiz com meu filho Lucas assim que cheguei do trabalho. As crianças adoram ajudar na cozinha. Incentivo este hábito nos meus filhos desde pequenos. A Luana brincava de ter restaurante quando tinha uns 8 ou 9 anos e atualmente ela planeja fazer dessa paixão a sua profissão!

Luquinhas preparando o bolo

Caderno de receitas costurado por minha mãe e bordado por mim.

A receita original da Monika e me perdoe pelo erro na grafia de seu nome

Obrigada pelo carinho, obrigada pela receita, Monika, e que a alegria esteja com todos vocês.


Quando você fizer a receita, mostra pra gente no Facebook ou no Instagram. Vou adorar!


San

Comentários

  1. Oi San! Esses momentos na cozinha com filhos são muito bacanas, tive raros, filho não gostava muito, hoje já adulto se arrisca muito mais e faz coisas bem gostosas.
    Ficou bem fofo o bolo da Monika, bolo de chocolate é um clássico!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nunca consegui que meu filho fizesse alguma coisa na cozinha. Nem com artes. A gente pensa que vai fazer um monte de coisas com os filhos e aí aparece um que não gosta de nada! Hahaha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixa um comentário! Adoro quando vocês interagem com o blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Como descolar espelho de embalagem de pó compacto

Post rapidinho para compartilhar uma coisa que queria saber faz tempo e que aprendi agora.

O que você faz quando seu pó compacto acaba? Joga a embalagem fora?
Eu jogo a parte de baixo mas a tampa com o espelho eu guardo porque dá pra fazer tanta coisa legal com espelhos. O problema é que eu não sabia como descolar o espelho da tampa de plástico.

Iogurtes Infinitos, quase dois meses depois

Faz 53 dias que iniciei a saga dos iogurtes infinitos. Como eu imaginava que aconteceria, chegou um ponto em que ficou insustentável cultivar 11 tipos de iogurtes diferentes, fazer a troca todos os dias, cuidar dos copos e talheres usados e ainda, consumir todos eles... ufa!

Mas não pensem vocês que eu desistiuyj7. Separei dois deles para cultivo, greek e colágeno, que são os mais suaves, e congelei os demais, em saquinhos de sorvete.

Recentemente uma leitora do Luka Luluka no Instagram me perguntou sobre o viili, então eu descongelei este também e estou usando os três. Em comparação ao greek e ao colágelo, o viili é mais azedinho. Eu gostei. E a consistência dele é linda, bem cremosa.

Enquanto cultivava os 11 iogurtes, com a correria do dia a dia, eu não estava conseguindo observar a diferença entre eles e a característica de cada um. Com o uso de dois ou três iogurtes, produzindo cerca de 50 a 100 ml de iogurte ao dia de cada um, fica mais sustentável o cultivo e a observação.

Quand…

Espalhe amor em seu blog!

O Luka Luluka foi criado há 4 anos e alguns meses atrás, fruto de minha vontade de me expressar e de compartilhar meus trabalhos e ideias. O desejo de torná-lo real vinha de muito antes mas foi a mudança de cidade - longe da família e dos amigos - que provocou reflexões e também ações, e permitiu a criação deste blog - e projeto - que eu tanto amo.

Esta postagem participa da blogagem coletiva proposta pela Elaine Gaspareto em parceria com a Divitae e a ideia é fazer um post mostrando como você espalha amor por aí: pode ser alguma coisa que você faça, uma história, o formato é livre, só tem que ser feito com muito amor.


Quando eu crio alguma coisa, só o faço porque sinto amor. Porque desejo de verdade. Tenho este preceito. Só faço quando posso, quando quero e realmente desejo. Porque linha industrial não combina com arte.

Quando reutilizo algum material que iria para o lixo, o faço porque sinto amor por nossa mãe Terra.



Recentemente virei ciclista. Não estilo corredora radical, mais pr…