Pular para o conteúdo principal

Sobre alimentação

Estava olhando meu velho caderno de receitas em busca de inspiração para a semana e de receitas que eu possa deixar preparada de antemão e vi como evoluímos em termos de alimentação saudável.

Não convergimos radicalmente para nenhuma linha alimentar mas vejo que muitos ingredientes hoje são inimagináveis em nossa cozinha, o que me deixa muito satisfeita e orgulhosa de nós.

Gordura vegetal, margarina, cubo de caldo de carne, eca!! Atum também não, há anos, pois está em risco de extinção.  Escolhas que fizemos ao longo dos anos, num processo lento, em busca de saúde e na contramão dos alimentos processados e do fast food.

Slow food, esta é a palavra. Preparar a alimentação com calma e prazer.

Temos muito a melhorar mas observar nossa evolução ao longo dos anos me faz saber que estamos no caminho certo.

Hoje, domingo, 8 e pouco da manhã, sinto o cheiro do arroz integral cozinhando, espero meu marido voltar das compras para eu preparar alguns alimentos para a semana - porque durante a semana o bicho pega e a energia e disposição não é a mesma. Enquanto isso, vou levar a Mônica passear e aproveito para fazer uma caminhada.

Meu velho caderno de receitas.

Um livro muito bom que encontrei por acaso no Carrefour há uns anos atrás.

Livros de receitas

mais livros de receitas

Uma moldura dessas baratinhas, com vidro, onde fazemos o cardápio da semana.


Que bom estar com você. Deixa eu saber que você leu este post e me conta o que achou.
Abraços,

Sandra

Comentários

  1. Oi San! É bom mudar na vida através da consciência, da observação.
    Teu carinho é grande com o alimento da família, isso é muito bacana!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dalva, me desculpe a demora em responder. Você é uma querida!! Obrigada, também sei que você e o filhão dão show na cozinha <3

      Excluir
  2. Bom dia Sandra!
    Acredite, eu tenho uns bons livros de receitas e sou uma preguiçosa, atrapalhada, metida, e o que faço de melhor é saborear a comida feita por outras pessoas. Com a minha idade realmente não acredito muito que irei mudar. Alias, até para emagrecer está sendo complicado. Cada vez como menos, cada vez engordo mais.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sissym!! Menina, nenhum de nós é perfeito, a gente está sempre tentando e buscando ser melhor. Às vezes dá certo e às vezes a gente aprende. Essa batalha de idade x peso também não é só sua rsrs
      Fica na paz.
      Beijos

      Excluir
  3. Ando desanimada pra cozinhar, pois a minha chef preferida, com quem dividi as receitas de família, se descobriu celíaca. Mudança radical para minha filhota e para nós também, mas pela saúde, sempre vale!
    Beijos, Ana

    ResponderExcluir
  4. Oi querida Ana! Poxa, realmente é um baque a mudança radical na alimentação. Com o tempo vocês vão descobrindo novas receitas e voltam a se divertir na cozinha.
    Um beijo, me desculpe a demora em responder.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixa um comentário! Adoro quando vocês interagem com o blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Como descolar espelho de embalagem de pó compacto

Post rapidinho para compartilhar uma coisa que queria saber faz tempo e que aprendi agora.

O que você faz quando seu pó compacto acaba? Joga a embalagem fora?
Eu jogo a parte de baixo mas a tampa com o espelho eu guardo porque dá pra fazer tanta coisa legal com espelhos. O problema é que eu não sabia como descolar o espelho da tampa de plástico.

Iogurtes Infinitos, quase dois meses depois

Faz 53 dias que iniciei a saga dos iogurtes infinitos. Como eu imaginava que aconteceria, chegou um ponto em que ficou insustentável cultivar 11 tipos de iogurtes diferentes, fazer a troca todos os dias, cuidar dos copos e talheres usados e ainda, consumir todos eles... ufa!

Mas não pensem vocês que eu desistiuyj7. Separei dois deles para cultivo, greek e colágeno, que são os mais suaves, e congelei os demais, em saquinhos de sorvete.

Recentemente uma leitora do Luka Luluka no Instagram me perguntou sobre o viili, então eu descongelei este também e estou usando os três. Em comparação ao greek e ao colágelo, o viili é mais azedinho. Eu gostei. E a consistência dele é linda, bem cremosa.

Enquanto cultivava os 11 iogurtes, com a correria do dia a dia, eu não estava conseguindo observar a diferença entre eles e a característica de cada um. Com o uso de dois ou três iogurtes, produzindo cerca de 50 a 100 ml de iogurte ao dia de cada um, fica mais sustentável o cultivo e a observação.

Quand…

Espalhe amor em seu blog!

O Luka Luluka foi criado há 4 anos e alguns meses atrás, fruto de minha vontade de me expressar e de compartilhar meus trabalhos e ideias. O desejo de torná-lo real vinha de muito antes mas foi a mudança de cidade - longe da família e dos amigos - que provocou reflexões e também ações, e permitiu a criação deste blog - e projeto - que eu tanto amo.

Esta postagem participa da blogagem coletiva proposta pela Elaine Gaspareto em parceria com a Divitae e a ideia é fazer um post mostrando como você espalha amor por aí: pode ser alguma coisa que você faça, uma história, o formato é livre, só tem que ser feito com muito amor.


Quando eu crio alguma coisa, só o faço porque sinto amor. Porque desejo de verdade. Tenho este preceito. Só faço quando posso, quando quero e realmente desejo. Porque linha industrial não combina com arte.

Quando reutilizo algum material que iria para o lixo, o faço porque sinto amor por nossa mãe Terra.



Recentemente virei ciclista. Não estilo corredora radical, mais pr…