Pular para o conteúdo principal

Pequena seleção de receitas de biscoitos natalinos

Durante o mês de dezembro fizemos muitos biscoitos de Natal. Sabe aquelas coisas que eu sempre falo, sobre comfort food e memória afetiva? É o que eu tento criar e passar para minha família. No primeiro domingo do advento, quando montamos toda a decoração de Natal, também fizemos biscoitos. (Neste post a Fabiana Tardochi explica qual a data certa de montar a árvore de Natal).

Nesse dia, fizemos duas receitas novas. Meu filho e eu decoramos despretensiosamente os biscoitos e eles fizeram muito sucesso. Depois de frios, coloquei-os em latas e deixei sob a árvore de Natal.

Durante o mês, repetimos as receitas e também fizemos o tradicional gingerbread, receita que, lembrando agora, busquei e cheguei na receita ideal quando estava grávida do Lucas. Luana levou um pote cheio de gingerbread para dividir com os colegas de classe. Lucas nasceu no dia 20 de dezembro então é um mês mais que especial para nós.

Decidi fazer este post porque as fotos e links estão muito espalhadas pelas redes sociais e, aqui, você pode escolher a receita que melhor te agrada ou mais que uma.
Também não vou encher o post com mais fotos. Os links te mostram como fica cada uma das receitas. Ao invés disso, vou colocar minhas considerações pessoais sobre cada receita.

Por ordem de dificuldade:

Biscoito 1 2 3, receita da Rita Lobo
- De longe, o mais fácil de fazer, leva só 3 ingredientes, não precisa gelar a massa, abri-la com rolo nem usar cortador e ficam muito saborosos.
- Você pode dar um toque a mais de sabor passando a parte de cima do biscoito em açúcar cristal antes de assar, ou colocar canela ou raspas de limão na massa.

Biscoitos Decorados de Natal, receita da Ana Luiza, do Confeitando
- Esta receita já está em nossos corações. Vou copiá-la no caderno de receitas que é onde ficam nossas receitas especiais. Receita e explicações perfeitas, não tem risco de errar.
- A receita pede 1 colher de sopa de canela. Na primeira vez que fizemos, colocamos só uma colher de chá pois a intenção era agradar o paladar infantil. Na segunda vez, coloquei a quantidade pedida, para experimentar. É muita canela, a ponto de escurecer a massa. O sabor da canela fica bem evidente, particularmente gosto mas você decide se coloca e quanto.
- Substituir a canela por raspas de limão também é uma ótima pedida.
- E não tem nenhuma lei que obrigue as pessoas a decorarem os biscoitos, ok? :) Estou fazendo a última fornada para levar numa viagem então quanto mais simples eles forem, melhor.

Gingerbread - Biscoitos de Gengibre
Esta receita é aqui do blog, como citei antes.
- A receita rende muito, cerca de 6 fornadas de biscoitos.
- É a receita mais elaborada e com mais ingredientes.
- A massa precisa estar bem gelada para poder ser manipulada.
- O sabor é inigualável <3

De quebra, mais uma receitinha que não é de Natal mas que é muito fácil de fazer e faz o maior sucesso, também do Luka Luluka:
Cookies da Amizade

E se você chegou até aqui, talvez queira ler este post muito pertinente para esta época de Natal:
Você pode parar agora.


Nos vemos em mais um ou dois posts antes do ano terminar, combinado?


Abraços,

San


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como descolar espelho de embalagem de pó compacto

Post rapidinho para compartilhar uma coisa que queria saber faz tempo e que aprendi agora.

O que você faz quando seu pó compacto acaba? Joga a embalagem fora?
Eu jogo a parte de baixo mas a tampa com o espelho eu guardo porque dá pra fazer tanta coisa legal com espelhos. O problema é que eu não sabia como descolar o espelho da tampa de plástico.

Iogurtes Infinitos, quase dois meses depois

Faz 53 dias que iniciei a saga dos iogurtes infinitos. Como eu imaginava que aconteceria, chegou um ponto em que ficou insustentável cultivar 11 tipos de iogurtes diferentes, fazer a troca todos os dias, cuidar dos copos e talheres usados e ainda, consumir todos eles... ufa!

Mas não pensem vocês que eu desistiuyj7. Separei dois deles para cultivo, greek e colágeno, que são os mais suaves, e congelei os demais, em saquinhos de sorvete.

Recentemente uma leitora do Luka Luluka no Instagram me perguntou sobre o viili, então eu descongelei este também e estou usando os três. Em comparação ao greek e ao colágelo, o viili é mais azedinho. Eu gostei. E a consistência dele é linda, bem cremosa.

Enquanto cultivava os 11 iogurtes, com a correria do dia a dia, eu não estava conseguindo observar a diferença entre eles e a característica de cada um. Com o uso de dois ou três iogurtes, produzindo cerca de 50 a 100 ml de iogurte ao dia de cada um, fica mais sustentável o cultivo e a observação.

Quand…

Espalhe amor em seu blog!

O Luka Luluka foi criado há 4 anos e alguns meses atrás, fruto de minha vontade de me expressar e de compartilhar meus trabalhos e ideias. O desejo de torná-lo real vinha de muito antes mas foi a mudança de cidade - longe da família e dos amigos - que provocou reflexões e também ações, e permitiu a criação deste blog - e projeto - que eu tanto amo.

Esta postagem participa da blogagem coletiva proposta pela Elaine Gaspareto em parceria com a Divitae e a ideia é fazer um post mostrando como você espalha amor por aí: pode ser alguma coisa que você faça, uma história, o formato é livre, só tem que ser feito com muito amor.


Quando eu crio alguma coisa, só o faço porque sinto amor. Porque desejo de verdade. Tenho este preceito. Só faço quando posso, quando quero e realmente desejo. Porque linha industrial não combina com arte.

Quando reutilizo algum material que iria para o lixo, o faço porque sinto amor por nossa mãe Terra.



Recentemente virei ciclista. Não estilo corredora radical, mais pr…